Tema - Evangelho no Lar
Inserir subtítulo aqui

Evangelho no Lar

Todos aqueles que já contactaram com a Doutrina Espírita, seja de forma mais efetiva ou apenas de ocasião, já ouviram falar ou realizam no seio doméstico o Evangelho no Lar.

Tem como objetivo este tema elevar a compreensão e a necessidade de enumerar os benefícios da realização de forma séria e continuada esta ação que nos coloca em conexão direta com os mais altos planaltos da Espiritualidade, nos ajudando assim a sermos bafejados pela inspiração dos bons Espíritos.

Esclarecemos que não existe qualquer ritual na realização do Evangelho no Lar, bem como a Doutrina dos Espíritos não tem também qual mística ritualista neste processo ou outro.

O que existe é unicamente uma orientação na realização desta reunião doméstica, isto para que seja possível uma organização e ordem, até porque quando se consegue unir todas esses fluxos e dirigi-los ao Alto, os resultados de harmonização do nosso espaço doméstico, bem como a contribuição para um equilíbrio planetário são muito evidentes e do agrado da Espiritualidade amiga.

A realização do Evangelho no Lar tem como base a reunião da família da casa ou mesmo outros que pretendam participar, em torno de uma leitura e enquadramento dos ensinamentos do Mestre Jesus, para o nosso dia-a-dia.

Como o poderemos realizar de forma correta e organizada o Evangelho no Lar ?

Para começar devemos escolher um dia e hora na semana em que seja possível a presença de todos os elementos que participam de forma voluntária, nada de obrigatoriedades ou constrangimentos à participação, forma única de coração aberto.

Sentar todos em redor da mesa, alguns minutos antes da hora marcada com a finalidade de nos acalmarmos, garantindo também que todos os elementos externos que nos desviam a atenção estão desativados, sejam eles telemóveis, televisão, computadores ou mesmo o tacho ao lume.

Na hora marcada iniciar os trabalhos com uma leitura curta, realizada de forma voluntaria por um dos participantes, pequeno texto edificante (1) que tem como objetivo harmonizar o ambiente e criar a calma necessária ao momento de concentração que é por si mesmo exigido.

Após esta pequena leitura, poderemos comentar a mesma ou não, dando assim seguimento e passamos à fase da Prece de Abertura.

A Prece é um momento de silêncio e concentração em que seguimos mentalmente as palavras daquele que está incumbido dessa realização, a prece poderá ser feita por qualquer um dos presentes na reunião, desde que seja essa a sua vontade.

O princípio da Prece é simples: Agradecer, Pedir e Louvar, proferida de forma simples e objetiva com sentimento puro.

Podemos na nossa prece agradecer a oportunidade de estarmos junto, bem como a orientação e ajuda para a realização do Evangelho ou ainda Luz e Paz para todos, fica um pouco ao critério de cada pessoa.

Após a Prece de Abertura passamos à fase da Leitura do Evangelho Segundo Espiritismo, podendo estas leituras serem numa forma sequencial ou mesmo de abertura a "olhos fechados", lendo assim o tema que estiver disponível.

No fim da leitura devemos analisar o tema e enquadrar esses ensinamentos no nosso dia a dia , sem pretender dar ensinamentos ou corretivos a qualquer dos presentes ou mesmo criar referencias a alguém, todos estamos na mesma condição para aprender e incorporar os ensinamentos.

Seguindo para a conclusão do trabalho, que no total não deverá exceder os 20 a 30 minutos, concluímos também com uma prece, podendo incluir uma pequena vibração pelos nossos familiares e amigos já desencarnados ou ainda encarnados, não esquecendo os que gostam menos de nós.

Mais do que poderíamos dizer são efetivamente os benefícios que ao longo do tempo em que vamos realizando o nosso Evangelho no Lar, iremos sentir no nosso intimo, bem como nas nossas relações diárias, será importante estarmos atentos e seguramente vamos observar essa harmonia protetora no nosso Lar.

Algumas questões sobre o Evangelho no Lar:

- Posso colocar velas ou incensos para agradar aos Espíritos ?

R: Poderemos colocar o que mais nos agradar, se com isso nos colocar a nós mesmos mais confortáveis e concentrados, para os Espíritos é indiferente, Luz que procuram não é das velas e não são atraídos pelo odor dos incensos, mas sim pelo nosso pensamento, não devemos esquecer que a Doutrina dos Espíritos não tem rituais, Amuletos, Altares, Cruzes, Velas ou outros objetos de culto.

- Posso colocar musica ambiente?

Podemos colocar uma música em volume adequado, para não perturbar a concentração e mesmo a audição das leituras, essa música deverá ser neutra ou seja que nos coloque calmos e relaxados a fim de podermos elevar o pensamento, existem musicas de relaxamento e meditação que favorecem muito estes momentos de ligação espiritual, a musica será uma opção principalmente antes de se iniciar o Trabalho.

- Podemos fluidificar a água em nossa casa durante o Evangelho no Lar?

Sem dúvida que é algo que poderemos pedir aos Benfeitores, não é obrigatório mas sim facultativo, mas podemos solicitar a fluidificação de uma garrafa ou outro recipiente que a contenha e que a guarde para a podermos beber durante a semana, ficando assim com os "proveitos" dessa mudança molecular na referida água.

Quantas vezes por semana podemos realizar o Evangelho no Lar ?

Neste campo a questão está ao critério de cada um e da disponibilidade, a realização deverá ser pelo menos uma vez por semana sendo importante ser realizado sempre no mesmo dia da semana e hora, lembramos que os benfeitores também têm outros compromissos a cumprir.

Quais os Benéficos da realização do Evangelho no Lar?

Os benéficos se centram na harmonização e higienização do nosso Lar, ou seja em primeiro lugar somos nós os mais beneficiados, bem como expandir essa harmonia sobre o nosso prédio e pelo Bairro onde moramos, essa Luz e Harmonia produzida pela nossa vibração irá criar em conjunto com outras famílias que desconhecemos, mas que também realizam o Evangelho no Lar, uma proteção contra as baixas vibrações, sem esquecermos os benefícios e esclarecimentos que eventualmente poderão partilhar com os desencarnados.

Caso existam algumas questões podem nos remeter as mesmas, que teremos todo o prazer em responder.

                                                                                       Impressão Espírita - João Paulo - 20/03/2017