Tema - Crer ou Ter Fé
Inserir subtítulo aqui

Crer ou ter Fé

Aquela dúvida ou incerteza é algo que todos já experimentamos na nossa vida face a uma decisão que tem que ser tomada num determinado momento, somos assaltados por uma confusão de ideias que apontam em vários caminhos, o novo azimute é tomado, muitas vezes porque achamos que é melhor assim, mas a incerteza nos acompanha, muitas das vezes por falta de conhecimento sobre o assunto ou questão ou até pela dúvida do que vamos encontrar no final desse curso.

Na questão espiritual a confusão ainda é maior, acreditamos muito, temos Fé e Confiança quando tudo corre bem, sem problemas ou desilusões, na face oposta tudo é colocado em causa, até a simples crença fica abalada. A simples Fé, será baseada num acontecimento ou beneficio que recebemos em determinada situação, observamos um fenómeno mediúnico, recebemos ajuda através indicação espiritual, no fundo foi uma questão emocional, faltando-lhe o sustento da convicção.

Tudo isto tem uma causa, a falta de compreensão e reflexão sobre o que nos rege neste nosso universo, bem como qual a nossa finalidade enquanto Espíritos encarnados no planeta Terra, em trabalho depurador de ascensão angelical.

O Espiritismo nos apela à Fé Raciocinada, como refere o Codificador Allan Kardec..."Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade".... Isto equivale a dizer que não é simples crença, mas sim algo com razão e critica.

No ângulo do esclarecimento a Doutrina Espírita nos fornece as ferramentas necessárias para se explorar as questões em vários prismas. As bases do Espiritismo assentam na Reencarnação, Comunicabilidade dos Espíritos, Imortalidade da alma, Pluralidade dos Mundos Habitados e Deus, com estes parâmetros vamos ao longo da nossa vida compreendendo o grande puzzle do qual somos peça funcional, construindo e fortalecendo os nossos pensamentos e certezas que nos transportaram à convicção.

Esta convicção não pode ser transmitida ou herdada, mas sim fruto da nossa segurança, que ao longo do tempo vamos amealhando através do estudo, observação crítica e também com a meditação.

Isto encaminha-nos para uma posição de quem já sabe o que pretende e já redireccionou a sua rota e tem bem presente as directrizes para a vida, não está em terreno desconhecido!

O Espiritismo é o estudo mais avançado sobre o ser humano, pois o analisa de forma holística, este conhecimento tem grande influência sobre os nossos ombros, pois nos coloca em conflito com o que já sabemos e aquilo que ainda somos e fazemos no dia-a-dia das nossas vidas.

Não podemos voltar atrás, não nos podemos desiludir com situações materiais ou de relacionamento pessoal ou ainda com questões transitórias, para a frente é que é o caminho. Com a nossa convicção e segurança interior, sustentada pelo estudo, reflexão e compreensão do verdadeiro pensamento espírita, estamos em condições de termos a verdadeira Fé Convicta, sem dogmas ou misticismos.

A nossa convicção, Fé Raciocinada é que nos alimenta, acalenta as forças nas horas difíceis da nossa existência. Ter a humildade de reconhecer os factos e aceita-los com resignação, leva-nos também a questionar-nos a nós mesmos; Quem Sou, de onde venho e para onde vou, ao se chegar a este ponto poderemos considera-lo o princípio, ponto zero, nesta tomada de consciência apoiada pela certeza, renascemos e estamos aptos a iniciar a nossa reforma intima que se pauta pela sublimação do nosso eu mais primário, reconhecendo no nosso próximo uma extensão de nós mesmos.

Aconselha-se a leitura do Capitulo 19 - " Cap.: XIX - A Fé que transporta Montanhas"

Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo

                                                               Impressão Espírita - Autor: João Paulo - 10-10-2017