Publicação Aberta
Inserir subtítulo aqui

Neste espaço publicamos artigos nossos e outros remetidos por todos aqueles que gostam de Espiritismo e não tinham onde colocar publicamente os seus esclarecimentos e opiniões sobre temas Doutrinários .

Tempo de Natal

Uma reflexão sobre o Tempo do Natal e como nos colocamos face á época e a quem dirigimos a verdadeira Festa do Natal.

Ano Novo

Uma visão sobre o tempo, que contabilizamos como ANO, algumas considerações e apelos á nossa mudança de atitude perante a vida através  da reforma íntima, compromissos e vontade para o ANO NOVO de 2017 e milenios seguintes.


" Que Buscais?"

Um tema do Livro Caminho Verdade e Vida, sendo esta uma reflexão, nossa com palavras simples, mas objectivas,  sobre uma advertencia do Benfeitor Emmanuel, atráves da mediunidade idónea de Francisco Candido Chavier.


Mãe Má

Um Tema que é transversal a todos os pais,  a educação dos seus filhos,  as decisões que são tomadas com sentido educativo futuro, que como pais esperamos e queremos sempre o melhor para os amados filhos.

Carnaval e Espiritismo

Um tema para reflexão e analíse, para decidirmos em consciencia, antes de colocarmos a mascara ou disfarçe de Carnaval.

Mulher e Mãe

Dia da Mulher.

Numa época em que ainda o desrespeito pela mulher se apresenta ainda com muito vigor, a Luz Esclarecedora da Doutrina Espírita nos recorda que todos nós somos Espíritos em evolução,  reencarnamos e alternamos  entre as duas polaridades.

Dia do Pai - 19 de Março

Dia especial, todos nós temos Pai e não poderemos esquecer que acima de tudo é o nosso PAI.

Nestas parcas linhas lembramos a nossa posição de filhos em homenagem ao nosso PAI...

                                      Obrigação Espírita

Esta singela reflexão nos mostra algo importante. Se não formos disciplinados mesmo nas coisas mais básicas, como queremos investir em algo mais complicado e exigente?

                              Livro dos Espíritos - 160 Anos

Livro dos Espíritos , obra basilar da Doutrína Espírita que contém toda a base Doutrínaria  do Espiritismo, uma breve abordagem sobre a forma e conteúdo do Livro que revolucionou a forma como o ser humano encara a sua existencia no planeta Terra. 

O Valor do Trabalho - 1 de Maio

Uma Abordagem em torno do trabalho, sob a Luz da Doutrina dos Espíritos, sem qualquer sentido ou ligação à data Internacional de homenagem ao Trabalho, mas não poderemos esquecer que é necessário respeito e trabalho digno para o homem crescer e se elevar.

Dia da Mãe

 

Dia das Mães, uma referencia que não poderíamos deixar de registar num dia especial como este.

Como dizia Francisco Cândido Chavier, Espírito que pretenda ter uma encarnação de elevação, é encarnar como mulher e ser Mãe, mas atenção a responsabilidade também é muito grande.

Um grande Abraço para todas as Mães, nos dois planos da Vida.

Problemas familiares quem não tem?

Algumas observações sobre o tema da família, as causas e os efeitos que todos nós podemos a bom tempo antecipar e tratar de educar aqueles que são colocados sob a nossa responsabilidade.

 A Volta da Fortuna

Dinheiro, Bens será que é tudo mesmo nosso?  Ou seremos meros administradores de algo que nos é concedido e que devemos tratar de maneira bem mais generosa.

Registamos aqui uma história que ilustra bem a questão em causa.

Partidas e Chegadas

A Vida não começa no Berço nem acaba no Túmulo, somos verdadeiros viajantes da imortalidade na senda da perfeição e na busca da fatalidade da felicidade.

Aqui poderemos observar um ângulo de esclarecimento sobre a Morte, esse fenómeno orgânico natural que ainda  faz parte das nossas vidas. Que seja possível obter algum consolo nestas modestas palavras e nas linhas poéticas de Victor Hugo.


Ao Correr dos Dias

Palavras de Consolo e Esperança, pelo Medium Raul Teixeira, comunicadas pelo Espírito Camilo, numa Psicografia que esclarece e nos faz pensar sobre a nossa existência e os problemas diários que tantas vez nos colocam em posição verdadeiramente desfavorável, mas sempre transitória...

Linguagem

 

Quantas vezes sem nos darmos conta temos expressões verbalizadas que são muito pouco ou nada edificantes ou construtivas.

O Benfeitor Emmanuel, através da psicografia seria e lúcida de Chico Xavier nos adverte para o cuidado que devemos possuir nas palavras que empregamos nos nossos dias e na interacção com todos os que nos rodeiam.

O Tempo

 

 Neste tema observamos uma advertência do benfeitor Emmannuel sobre a forma como gastamos o tempo da nossa existência carnal. As sua observações revelam a nossa insistência no desperdício de algo que nos foi concedido para um fim muito especifico e lógico: A evolução Espiritual, Moral e Intelectual, tempo concedido por Deus , pelo que é imperativo aproveitar e trabalhar.