Estender o Bem


Estendamos o bem

"Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal como bem." Paulo (Romanos, 12 :21)

Repara que, em plena casa da Natureza, todos os elementos, em face do mal, oferecem o melhor que possuem para o reajustamento da harmonia e para a vitória do bem.

Quando o temporal parece haver destruído toda a paisagem, congregam­-se as forças divinas da vida para a obra do refazimento.

O Sol envia luz sobre o lamaçal, curando as chagas do chão.

O vento acaricia o arvoredo e enxuga-­lhe os ramos.

O cântico das aves substitui a voz do trovão.

A planície recebe a enxurrada, sem revoltar­-se, e converte em adubo precioso.

O ar que suporta o peso das nuvens e o choque da faísca destruidora, torna à leveza e à suavidade.

A árvore de frondes quebradas ou feridas regenera­-se, em silêncio, a fim de produzir novas flores e novos frutos.

A terra, nossa mãe comum, sofre a chuva de granizos e o banho de Iodo, periodicamente, mas nem por isso deixa de engrandecer o bem cada vez mais. Por que conservaremos, por nossa vez, o fel e o azedume do mal, na intimidade do coração? Aprendamos a receber a visita da adversidade, educando-lhe as energias para proveito da vida.

A ignorância é apenas uma grande noite que cederá lugar ao sol da sabedoria. Usa o tesouro de teu amor, em todas as direções, e estendamos o bem por toda a parte.

A fonte, quando tocada de lama, jamais se dá por vencida. Acolhe os detritos no próprio seio e, continuando a fluir, transforma­ os em bênçãos, no curso de suas águas que prosseguem correndo, com brandura e humildade, para benefício de todos.

Livro Fonte Viva - Chico Xavier - Espírito Emmanuel


Comentário ao tema

Numa abordagem direta, retemos de imediato o grande convite:

"Não te deixes Vencer pelo Mal"

O tema e apelo de Emmanuel, faz uma analogia entre os fenómenos da natureza e a sua resposta pronta e direta na recuperação e a nossa vida enquanto criaturas em evolução, que também somos abanados por alguns eventos durante a nossa existência terrena.

Neste tempo pandémico, devemos também neste contexto procurar o Bem em todos os acontecimentos que nos rodeiam, sendo como é obvio os que nos atingem mais diretamente, aqueles que nos devem maior reflexão, buscando-lhe assim o Bem que nos diz respeito.

Tudo tem uma Finalidade Justa.

Deus Soberanamente Justo e Bom, sabe como operar nas grandes mudanças, nada acontece sem a sua autorização e conhecimento, em consequência disso as causas e os acontecimentos serão justos.

Emmanuel busca nos elementos da natureza a explicação simples, mas objectiva, bem como o resultado desses eventos necessários à renovação da Flora e da Fauna, obtendo no final uma renovação mais solida e produtiva, que anteriormente.

Também nós somos parte dessa necessidade de renovação, estamos interligados no orbe terrestre, se algum acontecimento nos trespassa e colhe violentamente, devemos procurar e Estender-lhe o Bem, compreendendo o que é necessário reconstruir em nós.

- Resignação - Calma - Confiança - Humildade - Fé - Determinação e Disciplina

Nada acabou nem o universo está contra nós, também não é castigo Divino, nada mais errado podemos colocar na nossa análise, muito pelo contrário, até o sentido é bem mais benéfico do que podemos quantificar, fomos somente travados e de forma ligeira, tal como os galhos de uma arvore arrancados ou quebrados pela força do vento tempestuoso.

Não estamos sós nesta luta de recuperação, receberemos os raios de Sol tal como a Natureza, receberemos a força inspiradora soprada dos mais altos planaltos da espiritualidade amiga que sempre os ampara e ajuda, os nossos protetores nos auxiliam, serão eles tal como para a Natureza, o Ar, Cântico das Aves, Vento e Sol, renasceremos assim pouco e pouco mais fortes e sadios , bem como mais aptos para nos acontecimentos.

Impressão Espírita - João Paulo - 01/06/2020


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora